CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 23 de maio de 2009

Os fins justificam os meios?

Resumidamente, isto significa que qualquer ato ou ação, por mais desumano, amoral e indigno que seja, pode ser justificado, tem sua razão desde que se alcance o que é desejado.
Muitas pessoas desejam tanto algo que são capazes de fazer qualquer coisa para alcançá-lo. Eu ainda não cheguei a uma opinião certa sobre isso, já que concordo em partes e discordo em outras. Sou completamente a favor das pessoas que fazem de tudo para alcançar algo que é para o bem dela mesma ou de todos e sou contra quem comete erros imperdoáveis para algo desnecessário, inútil, maléfico, entre outros.
Os fins justicam os meios ou não?
Bom, para uma pessoa ética e racional, talvez não. Essas pessoas desistiriam de qualquer algo desejado se fosse para alcançá-lo fazendo algo indesejado.
Já as pessoas que agem mais pela emoção, que se deixam levar pela vontade, pelo desejo, eu diria que sim, já que a emoção é algo que nos leva a fazer coisas sem pensar.
Minha resposta talvez deveria ser que estou no meio termo.

x blorkutando.

11 comentários:

Sofia disse...

Aii Lary se eu num te conhecesse eu ia chegar, falar que seu post tá Mara, que você escreve super bem e que o seu lay é liindo. Mas não vou fazer isso, não que essa coisas sejam mentira, pelo contrário se encaixam super bem pra tu, só que lendo o seu texto a gente percebe com quanto prazer você fez e o quão importante ele é. Parabéns de verdade.

Lina :) disse...

Não consegui formular minha opinião ainda.
No contexto do livro O Príncipe, de Maquiavel, o sentido da frase é mais complexo. Então fica na dúvida se falo mais sobre o livro ou sobre a frase fora do contexto, no geral.
Mas o seu texto ficou muito bom!
Beijos.

Lina :) disse...

Lary, tem um selinho pra você em meu blog.
Beijos.

Érica Ferro disse...

Lary, teu texto ficou muito bom. ;)

Ainda tô pensando sobre essa frase. Não quero parecer extrema.

:**

Paola disse...

Adorei!
:P
Se der, passa lá no meu blog:
www.look-thestars.blogspot.com
Bjkas

Denise Medeiros disse...

Lary, tem selinho pra ti no meu blog.

Bjs :*

Anônimo disse...

Acho que essa coisa dos fins justificarem os meios dependem muito da opinião e do modo como a pessoa olha o mundo!
Tem gente que simplesmente não se importa com o que é certo e o que é errado, moralmente falando!

Adorei seu blog, viu?
Beijinhos

Yasmin disse...

Os fins justificam os meios quando não passamos por cima do direito alheio, quando não passamos dos limites morais.
:)

Andreia Rainha disse...

Adorei seu blog, você escreve muiiito bem.
Os fins justificam sim os meios.

Vi que você participa do post it, mas o que é post it?

Me responda comentando no meu blog, por favor.

Bjs...

Fernanda L. disse...

Concordo, Lary. Acho que correr atrás dos objetivos é bom sim, mas os fins não justificam os meios, não. Deu trabalho escrever sobre isso, mas dei um jeito (meia boca, mas dei).
Beijo!

Sofia disse...

Tô postando no meu blog, o selinho Carpe Diem, mas olha, é só pros 20 (vinte) primeiros que comentarem. Corre lá, seu blog merece !